Um cabra da peste em Barcelona

Estive em Barcelona para fazer um estágio internacional do Doutorado, como pesquisador convidado na Universitat Autònoma de Barcelona. Aqui vou fazer relatos desta experiência, tanto acadêmica como extra-acadêmica para que meus amigos possam acompanhar o trajeto que realizei durante estes quase cinco meses. (Veja também www.fotolog.net/juciano)

segunda-feira, outubro 31, 2005

La niña, Princesa de Asturias, de Viana y Gerona se llama "Leonor"


Agora acompanhe as manchetes pós-nascimento da infanta, herdeira da Espanha. E como foi passada a notícia para os meios de comunicação? Vejam só! Através de uma mensagem de SMS, enviada pela Casa Del Rey: "La Princesa de Asturias acaba de dar a luz a una niña". E La Vanguardia dormiu no ponto ou não deu importância ao tema, pois são quatro da manhã aqui e eles ainda não atualizaram a página! Até La Voz de Galicia trouxe a informação, embora nem o Diário de Sevilla nem o diário Málaga Hoy tenham atualizado o tema. Já La Razón foi o único a colocar o nome da “nena”: Leonor.
Beijo para quem é de beijo e abraço para quem é de abraço!
(Foto da agência EFE, publicada pelo Diário La Razón, de Madrid. Príncipe cumprimenta equipe médica)

El Periódico - Los Príncipes de Asturias, padres de una nina
http://www.elperiodico.com/default.asp

El MundoMadrid – La princesa de Asturias dio a luz a las 02:35 - Padres de una nina
http://www.elmundo.es/

El País – Madrid - La princesa Letizia da a luz a una nina (a primeira)
Doña Letizia da a luz a una niña, Leonor (a segunda, às 4h06)
http://www.elpais.es/

La Voz de Galicia – La Coruña - Los Príncipes, padres de una nina
http://www.lavozdegalicia.es/inicio/index.htm

La Razón – Madrid - La Princesa de Asturias da a luz una niña, que llevará por nombre Leonor
http://www.larazon.es/

É menina, nasce a herdeira da Espanha

São três da manhã e a TV3-24, acabou de anunciar que nasceu una "nena", que nasceu por volta das duas da manhã. É menina a herdeira da Espanha, segunda na sucessão, filha da princesa de Astúrias Doña Letizia! O primeiro na sucessão é seu pai, o príncipe Felipe. Ainda não foi dito qual será o nome da Infanta. Um beijo para quem é de beijo e um abraço para quem é de abraço.

Herdeiro ou herdeira - o mistério da Princesa de Astúrias desafia imprensa espanhola


A partir de uma provocação da antenada professora Denise Cogo, da Unisinos, trago aqui o tema da hora na Espanha. A princesa de Astúrias, Doña Letícia, está para dar a luz, um acontecimento histórico para a Espanha. Praticamente todos os jornais daqui, e do mundo, estão na porta da Clínica Ruber, em Madrid, acompanhando. Ao vivo temos chamadas pela TV3-24, que cobre notícias 24 horas na Catalunya. São agora 1h40 da manhã. Confira as manchetes dos principais jornais espanhóis.

El País- Madrid – Edição nacional - La princesa de Asturias está de parto
http://www.elpais.es/

El Periódico – Barcelona - La princesa de Asturias, a punto de dar a luz http://www.elperiodico.com/default.asp

El Mundo – Madrid - Zarzuela confirma que la Princesa está ingresada para dar a luz
http://www.elmundo.es/

La Vanguardia - Barcelona - Doña Letizia ingresa en la clínica Ruber acompañada por el Príncipe
http://www.lavanguardia.es/

La Razón – Madrid - La Princesa de Asturias, ingresada en la Clínica Ruber de Madrid para dar a luz
http://www.larazon.es/

Diário de Sevilla – Sevilla - Doña Letizia Ortiz, ingresada 'por recomendación médica'
http://www.diariodesevilla.es/

Málaga Hoy Málaga - Doña Letizia Ortiz, ingresada 'por recomendación médica'
http://www.diariomalagahoy.com/

La Voz de Galicia – La Coruña - Doña Letizia, ingresada «para dar a luz»
http://www.lavozdegalicia.es/inicio/index.htm

Na hora em que eu conseguir uma foto do rebento, que a princesa não revela o sexo, pois disse que não procurou saber (mas a imprensa acredita que ela sabe, embora respeitem e tratem como heredero/a, em todas as reportagens). Em tempos de total exposição, a Princesa de Astúrias, que é jornalista, não “sabe” uma informação que toda mulher, hoje, com as novas tecnologias da medicina, já procuram saber nos primeiros meses de gravidez. O mistério atrai a mídia, ao mesmo tempo, que a deixa refém de uma informação oficial. Mantém-se uma tradição ancestral da surpresa sobre que sexo tem o rebento, demonstrando uma anacronia que deixa a imprensa nervosa e dá mais suspense à cobertura. A princesa sabe com quem está lidando (risos). Beijo para quem é de beijo, abraço para quem é de abraço!

domingo, outubro 30, 2005

Caminhando por Barcelona


Estou virando um especialista em caminhar pelas carrers (calles - ruas) de Barcelona. Hoje, desci da Plau Joanic, passei pela Carrer Escorial até a Travesa Gracia, onde encontrei a Paseig St Joan. Essa grande avenida vai praticamente até a área do mar mediterrâneo. Ela termina num grande parque, onde fica o Zoo, o Parlamento de Catalunya e outros sitios importantes. É na Paseig St Joan em que passamos pelo Arco do Triunfo (em Barcelona também tem um, não só em Paris - risos). Um lindo lugar para caminhar. No Parque fui numa igreja do século XVIII, dedicada a Nossa Senhora, onde fiz minhas orações do dia. Em seguida, desci pela Carrer Picasso, onde encontrei a Av. Marquês de l'Argentera. Passamos pela Plau (praça) de Palau (palácio), a Port Vell e ao Moll de Barceloneta e ao Moll de Bosch i Alsina. Lugar lindo, mas para gente de muita grana, pois o que tinha de iates não era brincadeira. Em resumo, creio que percorremos aproximadamente uns 10 a 12 quilômetros pelas ruas de Barcelona, da parte alta do Bairro de Grácia até Barceloneta. Agora estou trabalhando em meus projetos, depois de um bom banho e cena. A foto é de um grupo de senhores, com seus chapéus-coco, que estavam tomando cerveja em La Rambla, na noite do sábado. Beijo para quem é de beijo e abraço para quem é de abraço.

sábado, outubro 29, 2005

Um sábado em Barcelona


Hoje, sábado, resolvi sair com meu colega Fabrício para explorarmos a cidade à pé. Fomos de metrô até a estação Sagrada Família, onde fica a obra mais comentada de Gaudí, a igreja em estilo gótico-medievo. É de espantar por sua beleza, detalhes e as viagens do artista em formas de tirar o fôlego. Daí, com mapa na mão (os mapas daqui sempre são muito precisos) exploramos as ruas. Saímos pela Carre Mallorca (carre é rua em catalão, calle em espanhol)até atingirmos a Avenida Diagonal (avinguda em catalão). Lá, pudemos contemplar a Casa Les Punxes, um edifício com painéis de vidro, base de colunas medievais e torres rosadas. Muito lindo! tirei umas fotos. Depois, chegamos em La Pedreira, já na Paseig de Gracía, acho que esta seria meio que a Av. Paulista de Barcelona, tem amplo espaço para pedestre e edifícios charmosos, com linhas modernas, mas um desenho clássico. E também obras do Gaudí e outros modernos.

Cruzamos toda a Paseig de Gracía, lá vi lojas das grandes grifes internacionais, grandes bancos etc. Cruzando a Plaza Catalunya, o eixo central de Barcelona, chegamos a La Rambla, o famoso calçadão onde se encontra toda a pluralidade barcelonensas artistas, vendedores de animais exóticos, cafés e sangrias, teatros, museus... E gente, muita gente na rua, com os figurinos mais loucos e também aqueles normais. Sempre nos avisam para não dar mole na Rambla, pois corremos o risco de furto. Mas foi tudo tranqüilo. O dia estava entardecendo, já estávamos com os pés detonados, mas o que importa! Estamos em Barcelona e é necessário essa entrada na vida e nos costumes locais, para compreendermos melhor a realidade em que estamos começando nossas pesquisa. Um beijo para quem é de beijo e um abraço para quem é de abraço!

sexta-feira, outubro 28, 2005

Ainda sobre Portugal

Aqui falo novamente de Portugal, onde estive em Aveiro, lugar do congresso da Sopcom (Sociedade Portuguesa de Pesquisadores em Comunicação), em cidade do Porto, nas margens do Rio Douro, aquele que nutre as vinhas dos famosos vinhos do Porto, com seu teor alcoólico de 20%. E na agradável Braga, sede da Universidade do Minho, onde também se encontra a cruz da primeira missa celebrada no Brasil.

O transporte
Retomo essa passagem por ter gostado muito da cidade e do carinho da comunidade local. Todas as informaçções que necessitei, tive. O transporte público é muito bom. Os trens suburbanos (ou comboios para os portugueses) ligam Braga, Porto, Aveiro, Lisboa, Coimbra com facilidade. São espaçosos e pràticos. No Brasil, privilegiamos os ônibus (eles os chamam de autocarro), enquanto as viagens de trem são muito mais confortáveis e estáveis. Afinal, são decisões de políticas de transporte.

O congresso da Sopcom
O Congresso da Sopcom foi interessante pois pude perceber a dimensão da pesquisa em Comunicação no Brasil. Aqui, pelas dimensões há bem menos cursos de comunicação e de pós-graduação em Comunicação, assim, o número de participantes passa longe dos mais de seis mil que participam da Intercom a cada ano. Ao mesmo tempo, pude perceber que muitos brasileiros vieram em busca do doutorado em Portugal e que não é complicado estudar e conseguir bolsa. Há espaços não ocupados pelos portugueses, por motivos agora que não saberia explicar. Pude também perceber como o Brasil é importante para que Portugal tenha se estabelecido como espaço de produção do conhecimento, no aspecto da língua. Segundo o professor doutor Antonio Fidalgo, da Universidade da Beira Interior, Portugal não é colônia intelectual da Espanha, enquanto presença do conhecimento em língua portuguesa, por causa da grande presença do conhecimento brasileiro na web. Muito do que é publicado na Biblioteca On Line de Ciências da Comunicação (www.bocc.ubi.pt) vem de pesquisadores brasileiros. Os pesquisadores portugueses também estão rediscutindo o modelo do congresso. Nos grupos de trabalho, tínhamos muitas apresentações e não houve tempo para debates, para interlocução com os participantes. Assim, as trocas aconteciam nos intervalos, que foram muito ricos. precisamos avaliar melhor, inclusive, as conferências principais, para que de fato sejam produtivas. Nos últimos anos, tenho me decepcionado com as conferências dos congressoa e agora, parece-me, o modelo de grupos de trabalho também entra em perigeu. Vamos ver! Bem, um beijo para quem é de beijo, um abraço para quem é de abraço e, a pedido do Meira, muito sexo para quem é de sexo!

quinta-feira, outubro 27, 2005

Todos podem comentar!

Juliana e amigos, agora todos podem postar sem precisar se registrar. É que na hora de produzir o blog não vi que estava para comentários somente de registrados. Agora liberou geral! Comentem, pois as palavras de vocês me animam o dia por aqui! Beijo para quem é de beijo e abraço pra quem é de abraço.

Primeiros momentos de trabalho em meu "despatxo"


Hoje, comecei os trabalhos na UAB. Aqui o tempo é diferente, além do fuso de quatro horas de diferença para o sul do Brasil e cinco para o Nordeste, as coisas começam a partir das nove da manhã. Antes disso, é madrugada (risos). Assim, cheguei na Universidade por volta do meio dia, para uma aula inaugural dos cursos de graduação em Comunicação. Quem falou foi o Sr. Francisco Escribano, diretor da TV3 Catalã.
Agora estou no meu "despatxo" (em Catalão), que é meu escritório de estudos, ambiente dividido com outros professores da UAB. Tenho um Dell dimension 5000 para trabalhar com tela LCD de 17 polegadas e gravador de DVD, coisa pouca (risos).
Hoje recebi minha carteira de professor visitante da UAB, agora posso usar a biblioteca, são mais de 80 mil títulos de comunicação. Tenho muito trabalho pela frente. Ontem à noite, eu e o Fabrício, fomos comprar um chip para meu telefone. Agora tenho um número aqui. Quem quiser passo por e-mail. Daí, fomos conhecer La Rambla, o calçadão mais famoso de Barcelona. Meus Deus! É no novo da juventude, das roupas estilosas, dos cabelos picotados, as luzes e aqueles edifícios seculares e milenares, tudo junto fazendo um contraste de travar o estômago. Ontem, recebi uma ótima notícia de uma amiga minha de São Paulo, a Andréia. Consultando o novo Guia do Estudante da Abril, viu que nosso curso de Jornalismo do IELUSC tem quatro estrelinhas, ou seja, está no top five dos cursos brasileiros. Só ficou atrás de UFSC, UNB e USP. Bem, por enquanto é isso! Um beijo para quem é de beijo e um abraço para quem é de abraço.
PS: a foto foi sacada dentro do "despatxo". É do departamento de Audiovisual.

Um espaço para contar histórias e estórias

Caros amigos,
Estou em Barcelona para fazer um estágio internacional do Doutorado, como pesquisador convidado do Migracom, grupo de pesquisa sobre mídias e imigração da Universitat Autònoma de Barcelona, dentro de um projeto de cooperação entre os grupos de pesquisa Mídia e Multiculturalismo e Processos Comunicacionais, da Unisinos, onde curso meu doutorado em Comunicação.
Aqui vou fazer relatos desta experiência, tanto acadêmica como extra-acadêmica para que meus amigos possam acompanhar meu trajeto durante estes quase cinco meses.
Sejam bem-vindos!
Um grande abraço e divirtam-se!
Juciano Lacerda
Barcelona, bairro de Grácia, 27 de outubro de 2005.