Um cabra da peste em Barcelona

Estive em Barcelona para fazer um estágio internacional do Doutorado, como pesquisador convidado na Universitat Autònoma de Barcelona. Aqui vou fazer relatos desta experiência, tanto acadêmica como extra-acadêmica para que meus amigos possam acompanhar o trajeto que realizei durante estes quase cinco meses. (Veja também www.fotolog.net/juciano)

terça-feira, novembro 22, 2005

Envelheço em Barcelona

Mais um ano que se passa, mais um ano sem você
Já não tenho a mesma idade, envelheço na cidade
Essa vida é jogo rápido para mim ou prá você
Mais um ano que se passa e eu não sei o que fazer!

Juventude se abraça, faz de tudo pra esquecer
Um feliz aniversário para mim ou prá você...
Feliz aniversário - envelheço na cidade
Feliz aniversário - envelheço na cidade
Feliz aniversário - envelheço na cidade
Feliz aniversário

Meus amigos minha rua, as garotas da minha rua,
Não os sinto, não os tenho... mais um ano sem você!
As garotas desfilando, os rapazes a beber
Já não tenho a mesma idade, não pertenço a ninguém

Juventude se abraça, faz de tudo pra esquecer
Um feliz aniversário para mim ou prá você...
Feliz aniversário - envelheço na cidade
Feliz aniversário - envelheço na cidade
Feliz aniversário - envelheço na cidade

quinta-feira, novembro 10, 2005

Cúpula França-Espanha e o frio chegando em Barcelona

Estes dias foram duros, em casa, revisando monografia de minha orientanda em Joinville e colaborando com dicas no projeto de mestrado da Sabrina, que foi minha aluna, e estou torcendo para que ela seja selecionada no mestrado da Unisinos. Tem perfil de pesquisa, tem um bom texto e é uma ótima profissional no campo jornalístico e já publicou em revista acadêmica. Bons fluídos para ela! Vou torcer por você, Sa, daqui de Barcelona!

Também estou contactando meus entrevistados do projeto Brasil-Espanha e preparando minhas atividades de pesquisa de campo, com ajuda do meu colega Bruno Fuser, já inculturado nos telecentros daqui. Ainda tenho que mandar um documento para minha orientadora. Espera um pouquinho Amparo que já estou fechando (risos).

Aqui, estou percebendo que no Brasil temos gente boa, divertida, inteligente, que tem boas saídas para problemas complicados. Temos bons produtos industriais etc. O que nos falta são preços competitivos no mercado local, pois nos privam de consumir certos produtos com preços tão abusivos e também temos uma distância muito grande entre quem ganha quase nada, ou nada, e os que estão no topo. Por aqui, eles têm uma classe média mais ampla, há um maior equilíbrio na distribuição da renda. Precisamos disso urgentemente no Brasil, para decolarmos no plano internacional. Chega de políticas que só armazenam dinheiro para o FMI. Investimento em educação já!

E por fim, um trechinho de um poema do Álvares de Azevedo, que gosto.
Beijos e Abraços!

Tenho por meu palácio as longas ruas;
Passeio a gosto e durmo sem temores;
Quando bebo, sou rei como um poeta,
E o vinho faz sonhar com os amores.

O degrau das igrejas é meu trono,
Minha pátria é o vento que respiro,
Minha mãe é a lua macilenta,
E a preguiça a mulher por quem suspiro.

Escrevo na parede as minhas rimas,
De painéis a carvão adorno a rua;
Como as aves do céu e as flores puras
Abro meu peito ao sol e durmo à lua.

Sinto-me um coração de lazzaroni;
Sou filho do calor, odeio o frio,
Não creio no diabo nem nos santos...
Rezo a Nossa Senhora e sou vadio!

Ora, se por aí alguma bela
Bem doirada e amante da preguiça
Quiser a nívea mão se unir à minha,
Há de achar-me na Sé, domingo, à Missa.

- Fragmento de "O vagabundo", de Álvares de Azevedo -

quarta-feira, novembro 09, 2005

Grandes glórias catalãs


Este edifício curioso fica na Plaza de las Grans Glóries Catalans. Trata-se de uma construção com tons futuristas e tecnologia visual. À noite, ele ganha iluminação e suas cores, vidros e composição fazem o edifícil mudar de cores a todo instante do vermelho para o azul, para o verde etc. Não é à toa, como disse, que os arquitetos adoram esta cidade, desde a restauração às inovações.
Ontem, tive uma ótima conversa com minha orientadora, profa. Dra. Amparo Huertas, discutimos o meu projeto de pesquisa e atividades a realizar durante esta e a próxima semana.
Também no começo da semana, os jovens fizeram uma manifestação contra a nova Lei Orgânica de Educação, a LOE. Eles querem uma educação pública e laica, ou seja, sem aulas de religião. E que curioso, as escolas particulares ou privadas, aqui, são chamadas de "concertadas". Qué les parece? Beijos e abraços!

sábado, novembro 05, 2005

A primeira a gente nunca esquece...


Caros amigos e amigas, a foto ao lado é testemunha de que o incentivo de vocês e a situação atual (dizem que a situação faz o ladrão - embora não concorde plenamente) fazem milagres. A minha primeira vez digna na cozinha, preparando um almoço do princípio ao final (a degustação), se bem que em cozinha tem sempre um pos-fácio: lavar a louça - risos. Bem, dei uma olhada nas receitas que me enviaram. Agradeço à Denise, Andreia e Isildinha pelas dicas. Arrisquei primeiro algo na linha do que a Isildinha colocou, pois era mais ou menos o que tinha aqui. Então inventei um arroz com ervilha e milho, frito no azeite extra-virgem. Também fiz uma salada com "corazones" (um tipo de alface bonitinho) e almôndegas, às quais acrescentei ervilha, milho e ovos. O acompanhamento foi com vinho Mont-Verdú, da região de Penedès, uva Cabernet Sauvignon. Fiquei feliz por que no final ficou comível!!! E gostoso!!! Até no sal acertei - risos. La comida estuvo muy rica!!!

Para estudar em Barcelona, este é o canal
Ontem, conheci o pessoal da APEC (Associação dos Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na Catalunha - www.apecbcn.org). Foi muito interessante, a presidente Ruth, pesquisadora do RN, me acolheu muito bem, além do meu amigo Bruno Fuser, fluminense que reside em S. Paulo e trabalha em Campinas, na PUC, mas hoje faz pós-doc em Barcelona. Conheci outros pesquisadores recentes e outros já acostumbrados a Barcelona. Na reunião oficial, se discutiu o próximo seminário, a acontecer em maio do ano que vem, com tema central Imigração e Território. Demos sugestões de subtemas e eu, claro, puxei para a comunicação e novas territorialidades com as novas tecnologias etc etc etc. A reunião foi realizada na Casa Amatler, na Passeig de Grácia, onde fica o Centro de Estudos Brasileiros. Depois, fomos para um barzinho na Rambla Catalunya, onde aconteceu a segunda reunião do dia, a ApecFestiva. Muito boa também. Disseram que foi a primeira vez que houve uma rodada de piadas - risos. Ali se troca informações sobre pisos para alugar, onde comer mais barato, quais são as pedidas culturais etc. Em resumo, se você pensa em vir estudar em Barcelona, primeiro procure logo fazer o doutorado, mestrado aqui é um pouco confuso e fica difícil ser reconhecido no Brasil, a não ser que seja em uma área que não tenhamos, o que hoje está cada vez mais difícil. E outra coisa, entre no site da APEC que lá encontrará todas as dicas necessárias e um pessoal tarimbando, na lista de discussão, para lhe dar uma importante força. A APEC é a única associação de estudantes brasileiros no exterior que conta com publicação própria, dentro dos parâmetros da Capes. Beijos e abraços!

quarta-feira, novembro 02, 2005

Comer em Barcelona

Quando vim para cá, me assombraram dizendo que eu gastaria 30 Euros num prato de comida. De fato, se inventar de ir nesses restaurantes típicos e pedir um desses pratos típicos (coisa que só se deve fazer uma vez na viagem - riso) paga-se isso. Mas, descobri na Paseig de Sant Joan um restaurante chino, o Lírio, onde durante a semana o menú "primero" custa 5,5 Euros, cerca de 16,50 Reais. Mas o segredo é pensar em euros, se pensarmos em reais, a gente passa fome, acha que tudo é caro e não come. Olha só tal do menú: primeiro pãezinhos de arroz como aperitivo, depois uma entrada de salada chinesa ou um rolinho primavera, em seguida o primeiro prato, que pode ser arroz con pollo (frango - aquele shop suey, que conhecemos no Brasil). Por fim, o terceiro prato que é uma carne: frango, gado (ternera) ou porco (cerdo). Até aí você já está cheio, pois esse prato para um daria para dois comerem, mas ainda não testei a paciência da mâitre do restaurante, para ver se comem dois com um menú (risos). Ah, faz parte ainda do conjunto um refrigerante, água ou vinho e um postre (que eles falam póstele - chinês term ploblema com o "r"). Ou seja, um baita almoço, que aqui se diz "la comida". Vale!
Para fazer a sesta, sentei num dos bancos do amplo passeio da Paseig de Sant Joan, bem do ladinho da estação de metrô Verdaguer, e li um capítulo do livro Cibercultura, do André Lemos, onde discute o conceito de apropriação dos dispositivos técnicos, e um capítulo do livro Exercícios do Ver, do Martín-Barbero, em que aborda as maneiras de ler hoje.

Depois, bati perna atrás de um reprodutor de mp3 com gravador de aúdio, fm e transporte de dados (pen drive ou memória drive) com 1Gb. Encontrei alguns daquelas marcas que ninguém sabe de onde vem, entre 89 e 119 euros. Vou ver que faço pois vai ser uma ferramenta chave para 1) fazer as entrevistas minhas e do projeto Brasil-Espanha (eles gravam duas horas de aúdio); 2) transportar meus arquivos do apê para a universidade, para não carregar o notebook nas costas e c) ouvir música durante o trajeto Grácia-Bellaterra, no trem da FGC, para chegar na UAB,pois ninguém é de ferro!

Por fim, resolvi ir no supermercado e comprei arroz, macarrão, alface, alho, óleo de oliva extra-virgem, ervilha, milho, ovos e outras coisas, entre elas, uma garrafa de vinho espanhol, um cabernet sauvignon de Penedès (uma homenagem a minha amiga Soninha, que está na PB). Resultado, vou inventar de cozinhar!!! Nunca fiz isso de verdade, sempre enrolei! E agora, alguém se habilita a me dar receitas por aqui sobre o que fazer com esses ingredientes? Por favor, me ajudem! (risos)
Beijos e abraços!

terça-feira, novembro 01, 2005

Dia de Todos os Santos


Aqui em Barcelona, hoje, é feriado. Muitos fizeram a "puente", ou seja, um feriadão do sábado até hoje. Aproveitei o dia para visitar uma amiga do meu orientador, a Othita, uma equatoriana muito acolhedora e divertida. Ela preparou uma paella mediterrânea digna de cinema (foto acima). Com camarões e mexilhões gigantes, mas ficou decepcionada quando eu disse que tinha alergia a mariscos e frutos do mar - risos. O Fabrício se deliciou com o prato, eu fiquei só na salada e na entrada (patatas fritas, tortillas y jamón serrano), pois ela só tinha preparado esse prato farto principal. Mas tudo bem, não gosto mesmo. Mas que era bonito de ver, era.
Agora vou continuar com meus estudos!
Beijo... e abraços....