Um cabra da peste em Barcelona

Estive em Barcelona para fazer um estágio internacional do Doutorado, como pesquisador convidado na Universitat Autònoma de Barcelona. Aqui vou fazer relatos desta experiência, tanto acadêmica como extra-acadêmica para que meus amigos possam acompanhar o trajeto que realizei durante estes quase cinco meses. (Veja também www.fotolog.net/juciano)

segunda-feira, outubro 31, 2005

Herdeiro ou herdeira - o mistério da Princesa de Astúrias desafia imprensa espanhola


A partir de uma provocação da antenada professora Denise Cogo, da Unisinos, trago aqui o tema da hora na Espanha. A princesa de Astúrias, Doña Letícia, está para dar a luz, um acontecimento histórico para a Espanha. Praticamente todos os jornais daqui, e do mundo, estão na porta da Clínica Ruber, em Madrid, acompanhando. Ao vivo temos chamadas pela TV3-24, que cobre notícias 24 horas na Catalunya. São agora 1h40 da manhã. Confira as manchetes dos principais jornais espanhóis.

El País- Madrid – Edição nacional - La princesa de Asturias está de parto
http://www.elpais.es/

El Periódico – Barcelona - La princesa de Asturias, a punto de dar a luz http://www.elperiodico.com/default.asp

El Mundo – Madrid - Zarzuela confirma que la Princesa está ingresada para dar a luz
http://www.elmundo.es/

La Vanguardia - Barcelona - Doña Letizia ingresa en la clínica Ruber acompañada por el Príncipe
http://www.lavanguardia.es/

La Razón – Madrid - La Princesa de Asturias, ingresada en la Clínica Ruber de Madrid para dar a luz
http://www.larazon.es/

Diário de Sevilla – Sevilla - Doña Letizia Ortiz, ingresada 'por recomendación médica'
http://www.diariodesevilla.es/

Málaga Hoy Málaga - Doña Letizia Ortiz, ingresada 'por recomendación médica'
http://www.diariomalagahoy.com/

La Voz de Galicia – La Coruña - Doña Letizia, ingresada «para dar a luz»
http://www.lavozdegalicia.es/inicio/index.htm

Na hora em que eu conseguir uma foto do rebento, que a princesa não revela o sexo, pois disse que não procurou saber (mas a imprensa acredita que ela sabe, embora respeitem e tratem como heredero/a, em todas as reportagens). Em tempos de total exposição, a Princesa de Astúrias, que é jornalista, não “sabe” uma informação que toda mulher, hoje, com as novas tecnologias da medicina, já procuram saber nos primeiros meses de gravidez. O mistério atrai a mídia, ao mesmo tempo, que a deixa refém de uma informação oficial. Mantém-se uma tradição ancestral da surpresa sobre que sexo tem o rebento, demonstrando uma anacronia que deixa a imprensa nervosa e dá mais suspense à cobertura. A princesa sabe com quem está lidando (risos). Beijo para quem é de beijo, abraço para quem é de abraço!

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Juciano:

Não sou princesa nem nada, mas quando estava grávida, também só quis saber o sexo do bebê na hora do nascimento - foi quando conheci D. Pedro I e único.

A magia de só descobrir assim o sexo do primeiro filho é incrível e que toda a tecnologia nos ofertada hoje só iria estragar.

Beijos,

Mix

6:53 PM  

Postar um comentário

<< Home