Um cabra da peste em Barcelona

Estive em Barcelona para fazer um estágio internacional do Doutorado, como pesquisador convidado na Universitat Autònoma de Barcelona. Aqui vou fazer relatos desta experiência, tanto acadêmica como extra-acadêmica para que meus amigos possam acompanhar o trajeto que realizei durante estes quase cinco meses. (Veja também www.fotolog.net/juciano)

quarta-feira, novembro 02, 2005

Comer em Barcelona

Quando vim para cá, me assombraram dizendo que eu gastaria 30 Euros num prato de comida. De fato, se inventar de ir nesses restaurantes típicos e pedir um desses pratos típicos (coisa que só se deve fazer uma vez na viagem - riso) paga-se isso. Mas, descobri na Paseig de Sant Joan um restaurante chino, o Lírio, onde durante a semana o menú "primero" custa 5,5 Euros, cerca de 16,50 Reais. Mas o segredo é pensar em euros, se pensarmos em reais, a gente passa fome, acha que tudo é caro e não come. Olha só tal do menú: primeiro pãezinhos de arroz como aperitivo, depois uma entrada de salada chinesa ou um rolinho primavera, em seguida o primeiro prato, que pode ser arroz con pollo (frango - aquele shop suey, que conhecemos no Brasil). Por fim, o terceiro prato que é uma carne: frango, gado (ternera) ou porco (cerdo). Até aí você já está cheio, pois esse prato para um daria para dois comerem, mas ainda não testei a paciência da mâitre do restaurante, para ver se comem dois com um menú (risos). Ah, faz parte ainda do conjunto um refrigerante, água ou vinho e um postre (que eles falam póstele - chinês term ploblema com o "r"). Ou seja, um baita almoço, que aqui se diz "la comida". Vale!
Para fazer a sesta, sentei num dos bancos do amplo passeio da Paseig de Sant Joan, bem do ladinho da estação de metrô Verdaguer, e li um capítulo do livro Cibercultura, do André Lemos, onde discute o conceito de apropriação dos dispositivos técnicos, e um capítulo do livro Exercícios do Ver, do Martín-Barbero, em que aborda as maneiras de ler hoje.

Depois, bati perna atrás de um reprodutor de mp3 com gravador de aúdio, fm e transporte de dados (pen drive ou memória drive) com 1Gb. Encontrei alguns daquelas marcas que ninguém sabe de onde vem, entre 89 e 119 euros. Vou ver que faço pois vai ser uma ferramenta chave para 1) fazer as entrevistas minhas e do projeto Brasil-Espanha (eles gravam duas horas de aúdio); 2) transportar meus arquivos do apê para a universidade, para não carregar o notebook nas costas e c) ouvir música durante o trajeto Grácia-Bellaterra, no trem da FGC, para chegar na UAB,pois ninguém é de ferro!

Por fim, resolvi ir no supermercado e comprei arroz, macarrão, alface, alho, óleo de oliva extra-virgem, ervilha, milho, ovos e outras coisas, entre elas, uma garrafa de vinho espanhol, um cabernet sauvignon de Penedès (uma homenagem a minha amiga Soninha, que está na PB). Resultado, vou inventar de cozinhar!!! Nunca fiz isso de verdade, sempre enrolei! E agora, alguém se habilita a me dar receitas por aqui sobre o que fazer com esses ingredientes? Por favor, me ajudem! (risos)
Beijos e abraços!

9 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Mais para cozinheira de mão vazia do que cheia, me atrevo, contudo, a te dar algumas dicas para cozinhar em Barcelona.
Para uma janta rápida e saborosa regada a vinho tinto espanhol sugiro o famoso pan con tomate y azeite de oliva catalão. Compra o pão especial que tem para fazer pão com tomate (parecido com o italiano) espreme o tomate, rega com azeite de oliva e coloca por cima um aqueles jamones ou fuets maravilhosos ou mesmo os queijos.Ou seja, qualquer daqueles variadíssimos embutidos supersaborosos das culturas espanhola e catalã que comprar nos mercados ou supers
E podes complementar com tapas como olivas (que são variadíssimas e saborosas), batatas fritas (tb ao azeite de oliva)ou salada, que é mais light.
Outra coisa que costumava fazer são os tacos mexicanos. Essa eu reinventei (que me perdoem os mexicanos). Compra as massas pré-prontas no super, refoga com azeite de oliva na frigideira pollo picado ou atum com tomate tb picado e sal e orégano, recheia os tacos e leva ao forno ou microondas (o tomate por aí é muito saboroso). Quando estiverem prontos, polvilha o recheio com queijo ralado. É rápido de preparar e delicioso. Tem uma marca mexicana que comprava no Capravo a ótimo preço e que outro dia encontrei por aqui no Zaffari a um preço algo exorbitante.
O pescado fresco é sempre garantido e saboroso, se souberes comprar. Há uma variedade imensa. Podes fazer a la plancha (na frigideira)ou no forno com algum acompanhamento com batatas ou salada. É uma cena típica espanhola. A Maria Gutierrez pode te indicar como comprar.
Quando for lembrando outras, te escrevo. Ah, vou resgatar a receita da tortilla para te enviar...
Incrível o preço e qualidade do vinho por aí, não? Sai mais em conta (e saudável se for naj usta medida) que tomar refri
Beijos
Denise

9:27 PM  
Anonymous Anônimo said...

oiiiiiii, que bom que vc ta se virando, aprendendo a cozinhar, quando eu for te visitar já sei que não vou passar fome.

Beijos
Deus te abençoe
Neide Donato

10:48 PM  
Anonymous Anônimo said...

BOM ACHO QUE PRECISA DE ALGUNS TEMPEROS,MAS DICA DE QUEM MORA SOZINHA COMPRE POUCO DE TUDO.DE PREFERENCIA A COMPRAR SE POSSIVEL DIARIAMENTE A TUA ALIMENTACAO.ASSIM PODE VARIAR E NAO VAI SE CANSAR DOS SABORES,E VAI APRENDER MAIS COM QUEM VENDE AS COISAS COMO USAR MELHOR,ALEM EH CLARO DE CONHECER MELHOR AS PESSOAS DO LOCAL!
MACARRAO SEMPRE EH FACIL,E COMBINA COM VINHO,DA ATE PRA IMPRESSIONAR UMA POSSIVEL ESPANHOLA(RISOS)!
TENHO UMA RECEITA BACANA E RAPIDA:
-02 CENOURAS RALADAS GROSSA
-06 CRAVOS DA INDIA
-01 DENTE DE ALHO PICADO E FRITO
-01 LATA DE MOLHO DE TOMATES PRONTOS
-01 LATA DE CREME DE LEITE
-MACARRAO AL DENTE TALHARIM
-AZEITE

FRITE A CENOURA COM UM POUCO DE AZETE E O CRAVO,RESERVE E RETIRE O CRAVO.
AQUECA O MOLHO,E ACRESCENTE O ALHO FRITO,A CENOURA,E O CREME DE LEITE APOS DESLIGAR A CHAMA.
MISTURE O MOLHO COM O MACARRAO E LEVE AO FORNO PRA GRATINAR COM PARMESAO.

BEIJOS NO CANGOTE!ANDREIA

1:15 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olá Juciano! Fico feliz que esteja bem aí. Espero estar em abril (talvez no Lusocom), depois uma passadinha em alguns lugares rumo a Ilha da Madeira. O seu blog tem sido inspirador. De receitas quase não posso te mandar nada de especial, sou péssima (?) cozinheira. Mas quando divago por lá, tem uma receita rápida no microondas (para uma pessoa): 1/2 copo de arroz, um copo d´água e um punhado de azeitonas cortadas (capriche na quantidade, aí tem as melhores), azeite, sal e 14 minutos em potência alta. Quando pronto, se preferir, polvilhe parmessão. Para as noites frias. Bjks e muita sorte.

3:40 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olá colega Juciano!!

Por lo que leo soy el primero de los colegas de turma 2004 en entrar en tu blog. Te escribo en español para que aprendas y practiques cada vez mejor!! Me alegra que te vaya tan bien en esa experiencia 'sandwich'. Aqui por lo pronto nos preparamos para el próximo y último seminario de tesis. Un abrazo y que sigas con mucho éxito,
Luis Ignacio

5:22 PM  
Anonymous Anônimo said...

Nossa JU, estou adorando esse teu blog. Parece que estou viajando por todos os lugares junto contigo...Não perco nenhum dia..

hauahuahuahuah

beijos
e boa sorte nessa terrinhsa

6:07 PM  
Anonymous Anônimo said...

Nossa JU, estou adorando esse teu blog. Parece que estou viajando por todos os lugares junto contigo...Não perco nenhum dia..

hauahuahuahuah

beijos
e boa sorte nessa terrinhsa

6:07 PM  
Anonymous Anônimo said...

Nossa JU, estou adorando esse teu blog. Parece que estou viajando por todos os lugares junto contigo...Não perco nenhum dia..

hauahuahuahuah

beijos
e boa sorte nessa terrinhsa

6:07 PM  
Anonymous Anônimo said...

TORTILLA DE PATATAS
Para hacer dos tortillas medianas (para una persona o una sola tortilla utilizar la mitad de ingredientes).

Para 4 personas
1 kg. de patatas
2 cebollas
8 huevos
aceite virgen extra
sal


Pela las cebollas y las patatas.
Pica las cebollas en trozos no muy pequeños y ponlas a dorar en una sartén con abundante aceite.
Mientras tanto pica las patatas en dados, sazónalas (sal y pimienta negra o hay quien le pone orégano también) y añádelas a la sartén. Fríe todo a fuego medio, removiendo de vez en cuando, hasta que se dore todo un poco. Retíralas y escúrrelas.
Prepara dos recipientes, bate en cada uno 4 huevos. Agrega a cada uno la mitad de las patatas, cebollas y pimiento.
Pon un poco de aceite en una sartén y vierte la mezcla anterior. Cuaja el huevo, primero a fuego vivo y después un poco más suave. Voltea la tortilla para que se dore por ambos lados y sirve caliente. (Repite la operación para hacer la segunda tortilla).
Consejo: Con los mismos ingredientes, no hay cocinero que haga una tortilla igual a otra. En la tortilla de patatas es importante el aceite, los huevos y sobre todo la calidad de la patata. Tampoco hay que olvidar el modo de cocinar las patatas, la cantidad de huevos y el punto de cuajar estos.

Denise

2:32 AM  

Postar um comentário

<< Home