Um cabra da peste em Barcelona

Estive em Barcelona para fazer um estágio internacional do Doutorado, como pesquisador convidado na Universitat Autònoma de Barcelona. Aqui vou fazer relatos desta experiência, tanto acadêmica como extra-acadêmica para que meus amigos possam acompanhar o trajeto que realizei durante estes quase cinco meses. (Veja também www.fotolog.net/juciano)

sábado, novembro 05, 2005

A primeira a gente nunca esquece...


Caros amigos e amigas, a foto ao lado é testemunha de que o incentivo de vocês e a situação atual (dizem que a situação faz o ladrão - embora não concorde plenamente) fazem milagres. A minha primeira vez digna na cozinha, preparando um almoço do princípio ao final (a degustação), se bem que em cozinha tem sempre um pos-fácio: lavar a louça - risos. Bem, dei uma olhada nas receitas que me enviaram. Agradeço à Denise, Andreia e Isildinha pelas dicas. Arrisquei primeiro algo na linha do que a Isildinha colocou, pois era mais ou menos o que tinha aqui. Então inventei um arroz com ervilha e milho, frito no azeite extra-virgem. Também fiz uma salada com "corazones" (um tipo de alface bonitinho) e almôndegas, às quais acrescentei ervilha, milho e ovos. O acompanhamento foi com vinho Mont-Verdú, da região de Penedès, uva Cabernet Sauvignon. Fiquei feliz por que no final ficou comível!!! E gostoso!!! Até no sal acertei - risos. La comida estuvo muy rica!!!

Para estudar em Barcelona, este é o canal
Ontem, conheci o pessoal da APEC (Associação dos Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na Catalunha - www.apecbcn.org). Foi muito interessante, a presidente Ruth, pesquisadora do RN, me acolheu muito bem, além do meu amigo Bruno Fuser, fluminense que reside em S. Paulo e trabalha em Campinas, na PUC, mas hoje faz pós-doc em Barcelona. Conheci outros pesquisadores recentes e outros já acostumbrados a Barcelona. Na reunião oficial, se discutiu o próximo seminário, a acontecer em maio do ano que vem, com tema central Imigração e Território. Demos sugestões de subtemas e eu, claro, puxei para a comunicação e novas territorialidades com as novas tecnologias etc etc etc. A reunião foi realizada na Casa Amatler, na Passeig de Grácia, onde fica o Centro de Estudos Brasileiros. Depois, fomos para um barzinho na Rambla Catalunya, onde aconteceu a segunda reunião do dia, a ApecFestiva. Muito boa também. Disseram que foi a primeira vez que houve uma rodada de piadas - risos. Ali se troca informações sobre pisos para alugar, onde comer mais barato, quais são as pedidas culturais etc. Em resumo, se você pensa em vir estudar em Barcelona, primeiro procure logo fazer o doutorado, mestrado aqui é um pouco confuso e fica difícil ser reconhecido no Brasil, a não ser que seja em uma área que não tenhamos, o que hoje está cada vez mais difícil. E outra coisa, entre no site da APEC que lá encontrará todas as dicas necessárias e um pessoal tarimbando, na lista de discussão, para lhe dar uma importante força. A APEC é a única associação de estudantes brasileiros no exterior que conta com publicação própria, dentro dos parâmetros da Capes. Beijos e abraços!

9 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Cara, ce é um chato. Esse tom acadêmico-tô-me-achando é uma patada en los cojones.

8:09 PM  
Anonymous Anônimo said...

Vc não é obrigado a ler, companheiro! Mas são válidos seus comentários, pois o sentido do que escrevemos é sempre aberto!

8:38 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ju, agora podemos combinar um arroz de forno lah em casa (Jlle) qdo voltar (abril estarei passeando por lá). Vc sera o mestre cuca. E qdo ao tom acadêmico fazer o q neh MESTRE (no sentido de PROFESSOR). O Ju eh o cara. beijos

10:55 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ei, Ju! Fico feliz que deu certo. Na foto está bem apetitoso (risos).

12:45 AM  
Anonymous Anônimo said...

ahahhaha

Lembro do meu primeiro rango. Eu tinha acabado de chegar em Londres... nao tinha nada, sem dinheiro ai comprei um pacote de macarrao. Detalhes: nao tinha molho, nao tinha nada...(nunca tb tinha cozinhado na minha vida).

Boas lembrancas... Desejo toda sorte e sucesso nesse novo momento da sua vida, amigo. Precisando de algo da gente ... eh soh pedir, valeu!!

Muito DEUS no coracao,

Vinicius de Oliveira
vulgo Geninho(UFPB)

10:19 AM  
Anonymous Anônimo said...

Menino, não é que a comida ficou bonita, deu até agua na boca, agora me conte a mesa estava posta pra 2, foi só para a foto ou alguém teve o prazer de comer com vc?????

Beijos
Neide Donato

2:31 AM  
Anonymous Anônimo said...

eh que moramos em dois, eu e o Fabricio, professor da Unisinos.

2:36 AM  
Anonymous Anônimo said...

Ah!! O pessoal da APEC realmente é sensacional! Ainda não tive a oportunidade de conhecê-los, mas é perceptivel a união de todos, como uma familia... Tenho me comunicado com eles e recebido alguns e-mail sobre dicas para estudar e morar em Barcelona...Estou me formando e quero fazer Mestrado na UB ou UAB... Você na recomenda fazer o mestrado ou doutorado aí?? Pelo fato da burocracia na legalização do diploma???

AHHH ...não dia deixar de comentar sobre seu prato... deu agua na boca!!! Vou tentar fazer o arroz em casa...rsrs
abraços
Line

12:13 PM  
Anonymous Anônimo said...

Line, creio que eh melhor fazer o doutorado direto.

8:32 PM  

Postar um comentário

<< Home