Um cabra da peste em Barcelona

Estive em Barcelona para fazer um estágio internacional do Doutorado, como pesquisador convidado na Universitat Autònoma de Barcelona. Aqui vou fazer relatos desta experiência, tanto acadêmica como extra-acadêmica para que meus amigos possam acompanhar o trajeto que realizei durante estes quase cinco meses. (Veja também www.fotolog.net/juciano)

segunda-feira, março 20, 2006

Processocom lança livro sobre metodologias da pesquisa em Comunicação

Quero registrar que participei na última sexta-feira, dia 17, do lançamento do livro do nosso grupo de pesquisa, o Processocom (Processos Comunicacionais), do PPGCOM da Unisinos. Foi um momento de "debut" do grupo e a possibilidade de apresentar nossa contribuição para o campo da Comunicação.
A sala do Santander Cultural reservada para o lançamento ficou praticamente completa. Foi uma confraternização em torno da mesa do banquete do conhecimento. Todos que estavam ali, público e autores, são pesquisadores envolvidos com o objetivo de construir bases para uma pesquisa em comunicação cada vez mais criativa e rigorosa.
A seguir alguns dados do lançamento.
Abraços, Juciano.

METODOLOGIAS DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO - OLHARES, TRILHAS E PROCESSOS.Um dos aspectos mais relevantes desta obra é a necessária reflexão sobre ametodologia que se realiza a partir da prática investigativa, desde o chãode experiências concretas de pesquisas em comunicação. Mais do querelatar, os autores buscam compartilhar a reflexão sobre suas construçõesmetodológicas, que aliam o rigor científico e a criatividade dopesquisador-artesão para responder aos requerimentos dos problemasconcretos de investigação. Procuram estabelecer um diálogo provocativo comseus leitores, incentivando a formação de um pensamento metodológico emcomunicação a partir de seus olhares, trilhas e processos. A obra é uma produção conjunta do Grupo de Pesquisa Processocom, da Unisinos.Os autores são: Alberto Efendy Maldonado, Aline Guterres, Carmem RejaneAntunes Pereira, Délia Dutra, Elizara Carolina Marin, Fabiana Iser,Fernanda Dalprá Becker, Graziela Bianchi, Jiani Adriana Bonin, Juciano deSousa Lacerda, Maria Lúcia Patta Melão, Nísia Martins do Rosário eVirgínia Sá Barreto.